sábado, 23 de julho de 2011

A bailarina


A bailarina


Cecília Meireles

Esta menina
tão pequenina
quer ser bailarina.

Não conhece nem dó nem ré
mas sabe ficar na ponta do pé.

Não conhece nem mi nem fá
Mas inclina o corpo para cá e para lá.

Não conhece nem lá nem si,
mas fecha os olhos e sorri.

Roda, roda, roda, com os bracinhos no ar
e não fica tonta nem sai do lugar.

Põe no cabelo uma estrela e um véu
e diz que caiu do céu.

Esta menina
tão pequenina
quer ser bailarina.
Mas depois esquece todas as danças,
e também quer dormir como as outras crianças.

1ª etapa
Atividade introdutória à recepção do texto

O professor entrega uma folha aos alunos e pede-lhes que representem por meio de um desenho a profissão que desejam seguir. Depois, recolhe os trabalhos e organiza um painel, que pode ser chamado ''Eu quero ser...''.
Composto o painel com o desenho dos alunos e explicada a significação de seu título,  o professor convida as crianças a lerem um poema que expressa o que uma menina deseja ser.

2ª etapa
Leitura compreensiva e interpretativa do texto

O professor apresenta o poema ''A bailarina'' em um cartaz, tendo o cuidado de omitir a palavra bailarina no título e nos versos 3 da 1ª estrofe e 16 da 7ª estrofe. Ele procede à leitura com as omissões referentes e pergunta aos alunos:
  • O que a menina quer ser?
Ao formular a questão, o professor chama a atenção dos alunos para as rimas do poema, dizendo-lhes que  a palavra reveladora do desejo da personagem rima com ''menina'' e ''pequenina''. Descoberta a palavra pela turma, as lacunas do texto são preenchidas com fichas que contêm o termo indicado.
Após, o professor entrega uma cópia do poema para os alunos e encaminha a leitura em conjunto.

Dica: sugeri-se que esse procedimento seja repetido várias vezes, para que os alunos percebam o ritmo do poema.

A seguir, o professor propõe as seguintes questões e atividades:
  • Quem vê a menina do poema?
  • Onde está a menina do poema enquanto dança?
  • Circule as estofes do poema que apresentam os movimentos de uma bailarina.
  • Ilustre as estrofes do poema de que você mais gostou, utilizando materiais variados, com um papel colorido, tinta têmpera, giz de cera.

Os trabalho podem ser expostos num quadro mural da sala de aula juntamente com os realizados na atividade inicial

3ª etapa
Transferência e aplicação da leitura

o professor apresenta aos alunos o seguinte quadro, para que o preencham:

Quadro das profissões- Turma........................
Nome do aluno:..............................................
Profissão escolhida:........................................
Profissão do pai:............................................
Profissão da mãe:..........................................

Após o professor divide a turma em quatro grupos (A,B,C e D), propondo as seguintes brincadeiras:
  • Cada aluno do grupo A imagina-se repórter, escolhe um colega do grupo B e planeja uma entrevista, em que enfoca a escolha profissional de seu colega.
  • os integrantes do grupo C criam, individualmente, histórias sobre um profissional que conhecem.
  • Os alunos do grupo D elaboram estrofes, sobre profissionais, de acordo com os modelos:
Este menino
tão inquieto
quer ser arquiteto.

Este menino
que loucura!
que fazer arquitetura.

Concluídas as tarefas,
  • as duplas formadas pelos grupos A e B apresentam as entrevistas para os colegas;
  • os integrantes do grupo C leem as histórias elaboradas;
  • os participantes do grupo D apresentam as estrofes criadas;
  • os grupos C e D expõem os trabalhos no mural da sala de aula, formando o painel que poderá ser aplicado pelas outras turmas.

1 comentários:

Anônimo disse...

QUERIA UMAS ATIVIDADES PARA 5° SÉRIE

Postar um comentário

Não saia sem deixar o seu comentário!