Objetivos:
- Reconhecer o carnaval brasileiro como a maior festa folclórica do mundo.
- Conhecer a história do carnaval do Brasil e suas características.
- Conscientizar os alunos no sentido que é preciso não confundir diversão com confusão.Desenvolvimento:
- Pesquisar sobre a história do carnaval no Brasil.
- Elaborar um mural com gravuras carnavalescas.
- Ouvir músicas carnavalescas ,cantar e usar as letras das músicas para produção textual.
- Decorar a sala ou salão onde será o carnaval.
- Usar serpentinas, confetes,máscaras,papéis brilhantes.
- Fazer móbiles com cds( aqueles que estiverem arranhados e que não poderão ser usados.
- Confeccionar máscaras ou outros adereços para participar da festa.
- Organizar os blocos de acordo com as fantasias( bloco das gatinhas, dos animais,dos super-heróis entre outros.Culminância:
- Baile de carnaval.
- Escolha do melhor bloco de carnaval.
- Escolha do Garoto e da Garota Folia.Você sabia?
O carnaval, a festa mais popular do Brasil, acontece em fevereiro e março, nos três dias que antecedem a Quaresma .É uma festa móvel, ou seja, não tem data fixa.
O carnaval brasileiro começou com o entrudo, festa popular trazida pelos portugueses. O entrudo manifestou-se no período do Brasil colônia e também no Império.
A primeira escola de samba, a Deixa Falar, data de 1920. Hoje, as escolas de samba são sociedades civis registradas,constituídas por grupos de foliões organizados e fantasiados que disputam prêmios entre si.
Entre os grandes compositores de músicas carnavalescas do passado, podem ser citados:Chiquinha Gonzaga, Noel Rosa, Pixinquinha entre outros.
1 comentários:
otimo, tive um bom proveito me ajudou bastante.
Postar um comentário
Não saia sem deixar o seu comentário!