segunda-feira, 21 de março de 2011

Projeto: Criança Cidadã



Justificativa:

Pensando em ampliar ainda mais as relações sociais, possibilitando as nossas crianças articular seus pontos e de vista com os demais. Respeitando a diversidade e desenvolvendo atitudes de ajuda é que foi criado esse projeto, que tem como instrumentos fundamentais a atividade lúdica e a contação de histórias.
Vale ressaltar que a atividade lúdica é essencial para o desenvolvimento da criança no processo de socialização e que a contação de histórias é muito imporante para  a formação e um bom leitor. Afinal, nela se descobrem novas palavras, entra-se em contato com a música e a sonoridade das frases, dos nomes. Esse é o início da aprendizagem para o leitor.
No projeto Criança Cidadã, os alunos, com a ajuda   dos professores, trabalharão com diferentes tipos de textos, imagens, pesquisas e temas transversais (ética, saúde, meio ambiente, pluralidade cultural, cidadania) determinados pelos PCNS, que concretiza a proposta de um ensino voltado para a formação da cidadania.
O proeto contará com dois personagens criados por grupos de professores que, no decorrer do ano, irão reforçar o conceito e amizade", valorizando os laços que as crianças já tem e as incentivando a criar outros.

Obetivos Gerais:

- Compreender a cidadana como participaão, assim como exercício de direitos e deveres, adotando, no dia a dia, atitudes de solidariedade, cooperação repúdio às injustiças, respeitando o outro e exigindo para si mesmo o respeito;
- Perceber-se integrante, dependente e agente transformador do ambiente, contribuindo ativamente para a melhoria do meio ambiente.

Objetivos Específicos:

- Promover interações significativas entre crianças nas atividades de leitura;
- Fazer uso a escrita como registro dos conhecimentos construídos ao longo do processo (registros espontâneos ou produção de texto tendo a professora como escriba);
- Desenvolver a capacidade de ler;
- Reconhecer o ECA como dreito;
- Conhecer os poderes públicos do nosso país.
- Este projeto é interligado com as demais atividades do ano, por isso deverá levar m conta todas as datas importantes do currículo escolar.

Dicas de Procedimentos Metodológicos:

a) Círculo de conversa

É o momento em que o aluno é convidado a socializar suas idéias. Momentos esses reservados à troca de experiência, onde a criança amplia e enriquece os seus conhecimentos prévios.

Textos de variados gêneros adequados para o trabalho com a língua oral:
- Contos, mitos e lendas populares;
- Poemas, canções, quadrinhas, parendas, ativinhas, travas língua, piadas;
- Entrevistas, notícias, anúncios.

b) Textos literários

O professor poderá usar a ficção como prática para a resolução de conflitos.

CHAPEUZINHO VERMELHO NARRADO PELO LOBO

O bosque eraminha casa. Ali, eu vivia e cuidava ele. Procurava mantê-lo sempre limpo e ordenado. Um dia de sol, enquanto estava recolhendo a sujeira deixada pelos domngueiros, ouvi uns passos. De um salto, me escondi atrás de uma árvore e vi uma menininha, que descia pela vereda levando uma cestinha na mão.
Logo suspeitei dela, porque se vestia de uma forma um pouco extravagante. Toda de vermelho, com a cabeça cobeta, como se não quisesse ser reconhecida. Naturalmene, saí para ver quem era. Perguntei-lhe como se chamava, aonde ia, e outra coisas do gênero. Contou-me que ia levar comida para a sua vovozinha. Pareceu-me uma pessoa honesta, bondosa, mas é cero que estava em mu bosque e era suspeita com aquele estranho capuz. Assim, apenas a adverti que era perigoso atravessar o bosque sem antes pedir permissão e ainda com um aparato tão esquisito.
Depois, deixei que fosse por seu caminho, mas apressei-me em ir ver sua avó.
Quando vi aquela simpática velhinha, expliquei-lhe o problema e ela concordou que sua netinha merecia ma lição. Acertamos que ela ficaria fora de casa, mas a verdade é que  se escondeu debaixo da cama. Eu vesti suas roupas e fiquei dentro de casa. Quando a menina chegou, convideia para entrar no quarto. Em seguida, ela disse algo pouco agradável sobre as minhas orelhas. Já antes, tinha dito outra coisa desagradável, mas fiz o que pude para justificar que minhas grandes orelhas me permitiriam ouví-la melhor. Quis dizer-lhe também que me encantava ouvi-la e que queria prestar muita atenção ao que e dizia, mas ela em seguida fez outro comentário sobre meus olhos saltados. Vocês podem imaginar que comecei a sentir uma certa ntipatia por essa menina, que, aparentemente, era muito boa, porém pouco simpática. Como ja era de costume, contudo, dar a outra face, disse-lhe que meus olhos grandes me serviam para vê-la melhor.
O insulto seguinte me feriude verdade. É certo que tenham grandes problemas com meus dentes, que são enormes, mas aquela menina fez um cometário muito duro. Referiu-se a eles, e, embora eu saiba que deveriater me controlado mais, saltei da cama e lhe disse furioso que meus dentes me serviam para comê-la melhor!
Mas, sejamos sinceros: todo mundo sabe que nenum lobo comeia uma menina. Mas aquela menininha louca começou a correr pela casa, eeu atrás, tentando acalmá-la, até que a porta se abriu de súbito e apareceu um guarda florestal com uma faca na mão. O pior é que eu já tinha tirado a roupa da avó e logo percebi que estava metido numa confusão. Assim, me atirei por uma janela por uma janela que estava aberta e corri o mais veloz que pude.
Gostaria de dizer que foi assim o final de todo aquele assunto, mas aquela vózinha nnca contou a verdadeira história. Pouco depois, começou a cirular rumor de que eu era um tipo mal e antipático e todos começaram a me evitar. Não sei mais nad sobre aquela menina com aquele extravagate chapeuzinho vermelho mas, depois daquele percalço, nuncamais voltei a viver em paz.

c) Jogos

1- Adivinha quem é
Material: cartões com s nomes dos alunos.
As crianças devem sentar formando uma roda, colocando à frente um cartão cm seu nome escrito. Ua pessoa da roda começa a joga e diz, por exemplo: "estou pensando em uma pessoa com a letra M e termina com a letra A". Os outros dverão adivinhar em que nome  a pessa está pensando.

2- O que tem na escola
Material: lápis e papel.
Em pequenos grupos ou duplas, as crianças deverão percorrer as dependências da escaola anotando em uma lista os nomes e tudo o que veem.
Depois de um tempo, o professor verificará as listas.
Variação: peça para que as crianças listem os nomes organizados em ordem alfabétca já predeterminada em uma tabela organizada.
O professor também poderá solicitar uma lista de adaptações para um aluno deficiente.

d) Músicas

1- "A importância do registro civil de nascimento - UNICEF"

Eu tenho nome e quem não tem?
Sem documento eu não sou ninguém
Eu sou Maria, eu sou João
com certidão de nascimento sou cidadão.

2- "Direito da Criança"

Criança tem direito a se alimentar
Criança tem direito a e educar
Saúde é preciso, precisa cuidar
E todas as crianças têm direito a umlar

Criança tem direito pra se respeitar
Não pode no papel esse direito ficar
E o mundo inteiro tem que entender
Que direito da criança é pra valer

Futuro do mundo
Não pode sofrer nenhum tipo de agressão
Criança amada
Só tem carinho e amor no coração

Refrão:
Já é hora de mudar
Com os direits da criança
Não é pra se brincar.

Trabalhando o ECA em sala de aula

Para conversar sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente, reúna os alunos em uma roda e abra espaço para que apinem livremente sobre outras crianças da família, da escola ou até pesonagens de televisão que eles acreditam que precisem de cuidados especiais.

Em seguida, peça para que detalhem quais seriam esses cuidados. Permita que façam relação entre o problema e a solução,estimulando a necessidade e se pensar no próximo. Em seguida, pergunte se alguém sabe que as crianças também tem direitos e que são garantidos por um lei muito especial, chamada Estatuto a Criança e do Adolescente, também conhecido como ECA.

Apresente e esclareça alguns principios do ECA que sejam de fácil entendimento paa cada turma. Sugererimos alguns: (1) respeito; (2) proteção e afeto; (3) nome e nacionalidade (certidão de nascimento); (4) moradia, alimentação e vestimenta; (5)   cultura, lazer (recreação); (6) segurançae bem estar; (7) educação; (8) prioridad de socorro para a criança, em caso de emergência; (9) nenhuma criança deve trabalhar como um adulto (esta questão é polêmica e delicada, pois basta parar no farol para vermos crianças trabalhando). Esclareça que existem pessoas e instituições que se preocupam com essas criaças e oferecem a elas todo  o cuidad que merecem, ajudando também suas famílias; (10) amizade e paz entre crianças do mundo inteiro e (11) acesso à saúde (médicos, hospitais medicamentos).
Por fim, você pode montar um painel contendo s "Direitos e Deveres das Crianças", o importante é deixar claro para  criançada que o Estatuto lhes assegura proteção total desde que cumpram com seus deveres de pequenos cidadãos.

Conhecendo um pouco do estatuto

Em agosto de 2005, o Fundo das Nações Unidas para Infância (UNICEF) reuniu especialistas sobre violência para a realzação da consulta nacional sobre violência cotra criança e adolescente na sede do parlamento Latino-Americano, em São Paulo. A esses estudos somam-se a existência da Convenção dos Dreitos das Crianças - uma adaptação especial de algumas partes da Declaração Universal dos Direitos Humanos só para a criançada.
Obs: O conhecimento infantil sobre a existência de princípios que protegem as crianças tende a promover o senso de justiça social, estimuando oexercício da cidadania consciente desde cedo.

O que o professor deverá garantir no decorrer do projeto:

- Selecionar com antecedência os materias a serem trabalhados;
- Propor atividades que façam os alunos pensarem sobre o assunto em questão;
- Garantir, sempre que possível, o trabalho em grupo , para que os aluos possam ser parceiros de fato;
- Reservar um tempo na sala de aula para a leitura compartilada.

Culminância:

- Organizar uma eleição tendo como candidatos os dois personagens criados pelos grupos de professores. Também serão eleitos, posteriormente, representantes das salas do ensino fundamental para mesário;
- O candidato eleito será nomeado como amigo da escola;
- A eleição também poderá se estender aos pais dos alunos;
- Exposição dos trabalhos feitos pelas crianças.

Observação:

- Os profesores serão responsáveis pelas características dos personagens.   

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