sábado, 21 de julho de 2012

Dinâmica para reunião de pais e mestres.


Grupo: Esta dinâmica pode ser utilizada com pais de alunos de várias faixas etárias.
Objetivos: Desenvolver o raciocínio lógico, o sentido reflexivo e crítico, de tal maneira que possam tornar-se cidadãos conscientes de seus deveres e direitos.Comparar diferenças e igualdades.
Tempo: aproximadamente 20 minutos( ou controle para o tempo que tiver)
Local: sala de aula ou uma sala grande.
Material: papel pardo, fita adesiva, música Peixe vivo, papel sulfite, lápis preto e de cor, borracha, giz de cera, tesourinha etc.
Desenvolvimento:
1-Faça o desenho de um aquário do tamanho de um papel pardo e fixe-o na lousa.
2-Coloque a música Peixe vivo para eles ouvirem e peça que cantem juntos...Entregue aos pais um pedaço de papel sulfite (1/4) e peça-lhes que desenhem um peixinho, como desejarem... (coloque à disposição lápis preto e de cor, borracha, giz de cera, tesourinha etc.) e depois recortem.
3-Peça que, assim que terminem, vão à lousa e fixem seu peixinho no aquário.
4-Após todos fixados, peçam para que eles observem o que realizaram e manifestem o que entenderam sobre a atividade. Deixe-os à vontade para falar.Se necessário, conduza a conversa para o lado da moral, da ética, do respeito às diferenças individuais.Pergunte: Todos os peixinhos estão iguais?Por que são diferentes?Porque todos somos diferentes, temos gostos diferentes, habilidades diferentes, conhecimentos diferentes.Todos os peixinhos estão indo para mesmo lado? Por quê?Porque temos objetivos, metas e sonhos diferentes, caminhamos por caminhos diferentes, viemos de famílias diferentes etc.Mas, apesar de todas essas diferenças, todos são iguais nas suas necessidades de sobrevivência.Como podemos transferir essas idéias para a vida escolar?O que o aquário representa?Quem são os peixinhos?Como convivermos, sabendo lidar com essas diferenças, em casa e na escola?E assim por diante, de acordo com o retorno dos pais.


Conclusão:As dinâmicas na sala de aula têm uma boa aceitação por parte dos pais e facilitam muito a relação escola-pais.


Final da reunião:Não finalize a reunião sem antes perguntar aos pais se eles têm alguma sugestão para melhorar a escola e como podem fazê-lo.Agradeça a participação e se possível não os deixe sair sem uma pequena lembrança desse dia.
Esta dinâmica eu encontrei no blog da Genilce e da Rosângela que estão de parabéns pelo conteúdo maravilhoso do seu blog. Não deixem de visita-lo. 

5 comentários:

A Arte de Contar e encantar na Educação Infantil disse...

Oi minha flor acabei de votar em vc minha linda, boa sorte e mtas felicidadessssssss!! Beijinhos fofosss fique na paz!

Frann disse...

Amei, você está de parabéns!

Anônimo disse...

ADOREI VER AS DINAMICAS"CIRANDA DA APRENDIZAGEM!VALEU!

Anônimo disse...

Muito legal, vou utiliza-la amanhã em uma reunião de pais.

Unknown disse...

Adorei as sugestões das dinâmica ,vou usar algumas em nossas reuniões.

Postar um comentário

Não saia sem deixar o seu comentário!