Coisas esquisitas
Eu vi uma barata na careca do vovô.
Assim que ela me viu,
bateu asas e vouo.
Eu vi uma abelha
no nariz da vovó.
A abelha olhou, olhou,
não picou, pois teve có.
Eu vi a cobra
perto do pé da titia.
A cobra via, mas a tia
não via a cobra e sorria.
Eu vi um jacaé
deitado na rede.
O bocão não me mordeu
porque era quadro de parede.
1ª etapa
Atividade introdutória à recepção do texto
O professor canta a canção do folclore popular: "Eu vi uma barata na careca do vovô", e pede que os alunos o aqconpanhem.
Em um segundo momento, solicita que os alunos expressem, por meio de mimicas, a reação de quem vê uma barata na careca do vovô, ao mesmo tempo em que cantam.
2ª etapa
Leitura compreensiva e interp´retativa do texto
A seguir, o professor lê o poema e perguta aos alunos:
- Quais são os animais nele citados?
- Os animais referidos são conhecidos?
- As ações dos animais são esquisitas? por quê?
Em seguida, o professor faz as seguintes perguntas:
- É comum uma barata pousar na cabeça de alguém? Por quê?
- O que a vovó fez para não ser picada pela abelha?
- Onde estava a titia para que uma cobra visse seu pé?
- Em que lugar normalmente vivem os jacarés?
- Por que o jacaré esta deitado na rede?
Transferência e aplicação da lçeitura
- O professor solicita às crianças que citem outros animais conhecidos. A partir das respostas, elabora uma lista no quadro. Após, recomenda aos alunos que, em pequenos grupos, selecionem um poema sobre animais.
- Depois que os poemas estiverem selecionados, o professor propõe que cada um grupo apresente seu poema.
- O professor escolhe, junto com os alunos, um nome para a atividade, por exemplo: Ciranda de poemas, Roda de leitura.
- Utilizando papelão, caneta hidracor e tinta têmpera, os alunos deverão criar um painel em que ilustrem o poema selecionado. Ele será exposto na sala e, com os outros, constituirá uma amostra aberta à visitação.
- Ao final da atividade, o profesor solicita que o poema "Coisas esquisitas" será lido pelas crianças, em casa, para seus pais e avós. O aluno registrará por escrito a reação de seus ouvintes sobre forma de uma narrativa.
- Após ler e comentar as narrativas produzidas pelos alunos, o professor os desafia a inventarem, individualmente ou em dupla, "coisas esquisitas", representandoas através de textos verbais e/ou visuais. O resultado deste trabalho será divulgado sob a forma de um livreto.
- O professor propoe uma atividade lúdica: o jogo '' Pássaro voa?''.
0 comentários:
Postar um comentário
Não saia sem deixar o seu comentário!