Por que o jogo?
A atividade lúdica envolve três funções:
- Socializadora - através do jogo a criança desenvolve hábitos de convivência
- Psicológica - pelo jogo a criança aprende a controlar seus impulsos
- Pedagógica - o jogo trabalha a interdisciplinaridade, a heterogeneidade, e trabalha o erro de forma positiva, tornando a criança agente ativo no seu processo de desenvolvimento.
- A conscientização do esquema corporal e a consequente modalidade de aprendizagem.
Objetivos:
- Trabalhar o conhecimento do próprio corpo
- Promover a autoaceitação do corpo através do grupo e pelo grupo
- Promover o conhecimento e a aceitação intragrupal
- Espelho
- Dispor as crianças em círculo
- Exibir ritmo e velocidade ao cantar as ordens
- Apresentar o espelho quando a criança não souber falar ou seguer vacilar
- Mostrar as diferenças e peculiaridades com naturalidade, promovendo a aceitação
- Atenção (três palmas), concentração (três palmas), Ritmo(três palmas), vai começar(três palmas).
- Cantar a ordem e a partir daí cada criança fala, sempre após três palmas.
Boneco de pano
Objetivos:
- Trabalhar cada parte do próprio corpo, identificando-a pelo nome
- Sentir internamente cada parte do corpo
- Perceber o nível de tensão de cada aluno
- Som, música suave, de relaxamento
- Deitar as crianças no chão ou coloca-las em pé. Ir nomeado cada parte do corpo, pedindo para amolecer como um boneco de pano.
- Brincar de trânsito
- Internalizar direita e esquerda através da brincadeira
- Fazer do carrinho um objeto mediador da lateralidade
- Expressar experiências já vividas e trabalhar a dominância
- Podem ser usados para tanto: carrinho desenhados, ou reais, bicicletas, velocípede, patins.
- Pedir para trazer o brinquedo de casa ou desenhá-lo na hora e colori-lo
- Se desenhado, verificar a tonalidade do desenho (agressivo, imprecisa, confusa..)
- Conversar sobre o trânsito: se todo mundo sabe atravessar a rua, e ouvir as experiências das crianças
- Anotar as crianças que são mais soltas e como esta sua lateralidade; comparar com as crianças que são muito presas
- Montar a sinalização de trânsito e conduzir a brincadeira, mandando parar no sinal vermelho, no pare, virer à esquerda, à direita, voltar, sequir em frente etc.
- Mapa da sala de aula
- Posicionar a criança no espaço da sala de aula, integrando-a ao espaço total
- Fazer de sua carteira o espaço transacional para a construção do seu espaço interno na escola
- Espaço transacional, como o próprio nome indica, é um lugar por onde a gente apenas passa, transita para ir a outro lugar. O outro lugar neste caso, é a potencialidade interna da criança. A carteira não é lugar-fim, é lugar-meio.
- Papel, lápis, canetinha, régua, lápis de cor
- Conversa inicial sobre o que a criança mais aprecia na sua sala de aula
- Mandar que desenhe um mapa de sua sala, com móveis e os colegas
- Brincar de mapa do tesouro, transformando esse mapa em trilhas e colocando os tesouros que ele já encontrou e os que quer encontrar na sala de aula
- O segundo momento do mapa pode ser feito em cologem, em grupo de quatro
Autora: Márcia Ferreira
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