quarta-feira, 1 de junho de 2011

Jogos Pedagógicos

Glitter Photos

Por que o jogo?
A atividade lúdica envolve três funções:
  • Socializadora - através do jogo a criança desenvolve hábitos de convivência
  • Psicológica - pelo jogo a criança aprende a controlar seus impulsos
  • Pedagógica - o jogo trabalha a interdisciplinaridade, a heterogeneidade, e trabalha o erro de forma positiva, tornando a criança agente ativo no seu processo de desenvolvimento.
 Sugestões de jogos para desenvolver:
  1. A conscientização do esquema corporal e a consequente modalidade de aprendizagem.
      Atenção, concentração!
Objetivos:
  • Trabalhar o conhecimento do próprio corpo
  • Promover a autoaceitação do corpo através do grupo e pelo grupo
  • Promover o conhecimento e a aceitação intragrupal
Material:
  • Espelho
Técnica:
  • Dispor as crianças em círculo
  • Exibir ritmo e velocidade ao cantar as ordens
  • Apresentar o espelho quando a criança não souber falar ou seguer vacilar
  • Mostrar as diferenças e peculiaridades com naturalidade, promovendo a aceitação
Jogo:
  • Atenção (três palmas), concentração (três palmas), Ritmo(três palmas), vai começar(três palmas).
  • Cantar a ordem e a partir daí cada criança fala, sempre após três palmas.
Ordens: cor do cabelo, cor dos olhos, número do pé, peso, tamanho, do que mais gosta, do que não gosta, dando três pulos, respirando fundo etc. 
     Boneco de pano

Objetivos:
  • Trabalhar cada parte do próprio corpo, identificando-a pelo nome
  • Sentir internamente cada parte do corpo
  • Perceber o nível de tensão de cada aluno
Material:
  • Som, música suave, de relaxamento
Técnica:
  • Deitar as crianças no chão ou coloca-las em pé. Ir nomeado cada parte do corpo, pedindo para amolecer como um boneco de pano.
   2. A lateralidade
  • Brincar de trânsito
Objetivos:
  • Internalizar direita e esquerda através da brincadeira
  • Fazer do carrinho um objeto mediador da lateralidade
  • Expressar experiências já vividas e trabalhar a dominância
Material:
  • Podem ser usados para tanto: carrinho desenhados, ou reais, bicicletas, velocípede, patins.
Técnica:
  • Pedir para trazer o brinquedo de casa ou desenhá-lo na hora e colori-lo
  • Se desenhado, verificar a tonalidade do desenho (agressivo, imprecisa, confusa..)
  • Conversar sobre o trânsito: se todo mundo sabe atravessar a rua, e ouvir as experiências das crianças
  • Anotar as crianças que são mais soltas e como esta sua lateralidade; comparar com as crianças que são muito presas
  • Montar a sinalização de trânsito e conduzir a brincadeira, mandando parar no sinal vermelho, no pare, virer à esquerda, à direita, voltar, sequir em frente etc.

  • Mapa da sala de aula
Objetivos:
  • Posicionar a criança no espaço da sala de aula, integrando-a ao espaço total
  • Fazer de sua carteira o espaço transacional para a construção do seu espaço interno na escola
  •  Espaço transacional, como o próprio nome indica, é um lugar por onde a gente apenas passa, transita para ir a outro lugar. O outro lugar neste caso, é a potencialidade interna da criança. A carteira não é lugar-fim, é lugar-meio.
Material:
  • Papel, lápis, canetinha, régua, lápis de cor
Técnica:
  • Conversa inicial sobre o que a criança mais aprecia na sua sala de aula
  • Mandar que desenhe um mapa de sua sala, com móveis e os colegas
  • Brincar de mapa do tesouro, transformando esse mapa em trilhas e colocando os tesouros que ele já encontrou e os que quer encontrar na sala de aula
  • O segundo momento do mapa pode ser feito em cologem, em grupo de quatro
Fonte: livro - Ação psicopedagógica na sala de aula
                    Autora: Márcia Ferreira









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