
Música
Crianças de zero a três anos:
O trabalho com música deve se organizar de forma a que as crianças desenvolvam as seguintes capacidades:
* Ouvir, perceber e discriminar eventos sonoros diversos, fontes sonoras e produções musicais.
* Brincar com a musica, imitar, inventar e produzir criações musicais.
Crianças de quatro e cinco anos:
Para esta fase, os objetivos estabelecidos para a faixa etária de zero a três anos deverão ser aprofundados e ampliados, garantindo-se, ainda, oportunidades para que as crianças sejam capazes de:
* Explorar e identificar elementos da música para se expressar, interagir com os outros e ampliar seu conhecimento do mundo.
* Perceber e expressar sensações; sentimentos e pensamentos, por meio de improvisações, composições e interpretações musicais.
Artes Visuais
Crianças de zero a três anos:
A instituição deve organizar sua prática em torno da aprendizagem em Arte, garantindo oportunidades para que as crianças sejam capazes de:
* Ampliar o conhecimento de mundo que possuem, manipulando diferentes objetos e materiais, explorando suas características, propriedades e possibilidades de manuseio e entrando em contanto com formas diversas de expressão artística.
* Utilizar diversos materiais gráficos e plásticos sobre diferentes superfícies para ampliar suas possibilidades de expressão e comunicação.
Crianças de quatro e cinco anos:
Para esta fase, os objetivos estabelecidos para a faixa etária de zero a três anos deverão ser aprofundados e ampliados, garantindo-se, ainda, oportunidade para que as crianças sejam capazes de:
*Interessar-se pelas próprias produções, pelas de outras crianças e pelas diversas obras artísticas ( regionais, nacionais ou internacionais) com as quais entrem em contato, ampliando seu conhecimento do mundo e da cultura.
*Produzir trabalhos de Arte, utilizando a linguagem do desenho, da pintura da modelagem, da colagem, da construção, desenvolvendo o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de produção e criação.
Referencial Currícular Nacional para a Educação Infantil - MEC
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