As vantagens do uso de quadrinhos na sala de aula são óbvias.Ao contrário de outras mídias, as HQs têm baixo custo de produção e é muito fácil conseguir exemplares. Basta pedir aos alunos e a maioria os trará de casa.
Mas atenção: antes de levar as histórias ( os gibis ) para a sala de aula, é necessário algum conhecimento sobre o assunto. Não basta pedir para os alunos fazerem uma história em quadrinhos, sem qualquer orientação. Para melhor explorar as possibilidades pedagógicas das HQ, é necessário conhecer um pouco do processo de produção e da linguagem do meio.
Elementos constitutivos
As histórias em quadrinhos envolvem uma linguagem complexa, que foi se aperfeiçoando ao longo de mais de um século de existência dessa arte. Os elementos constitutivos da HQ e sua simbologia são tão importantes que, para quem não esta acostumado com eles, pode, às vezes, ser até impossível entender a história. Para que o professor possa orientar na possível criação e elaboração de histórias em quadrinhos, em sala de aula, é preciso que ele conheça os elementos básicos que constituem esse tipo de texto. Lembre: HQ é um texto, é uma produção textual.
Cabe ao professor incentivar os alunos a descobrirem vários tipos de balões e a criarem os seu próprios.
Sugestões de atividades.
As HQs podem ser exploradas como temas de estudos nas mais diferentes áreas de conhecimento.
Mas atenção: antes de levar as histórias ( os gibis ) para a sala de aula, é necessário algum conhecimento sobre o assunto. Não basta pedir para os alunos fazerem uma história em quadrinhos, sem qualquer orientação. Para melhor explorar as possibilidades pedagógicas das HQ, é necessário conhecer um pouco do processo de produção e da linguagem do meio.
Elementos constitutivos
As histórias em quadrinhos envolvem uma linguagem complexa, que foi se aperfeiçoando ao longo de mais de um século de existência dessa arte. Os elementos constitutivos da HQ e sua simbologia são tão importantes que, para quem não esta acostumado com eles, pode, às vezes, ser até impossível entender a história. Para que o professor possa orientar na possível criação e elaboração de histórias em quadrinhos, em sala de aula, é preciso que ele conheça os elementos básicos que constituem esse tipo de texto. Lembre: HQ é um texto, é uma produção textual.
- Linguagem
- Quadro
- O balão
Cabe ao professor incentivar os alunos a descobrirem vários tipos de balões e a criarem os seu próprios.
- Onomatopéias
Sugestões de atividades.
As HQs podem ser exploradas como temas de estudos nas mais diferentes áreas de conhecimento.
- Em língua Portuguesa, é possível trabalhar com a questão das linguagens verbal e visual dos quadrinhos.O professor poderá valer-se de diferentes estratégias, tais como, leitura, análise do texto dramatização, debates,entrevista, produção textual, entre outras, para oportunizar situações de aprendizagem aos seus alunos.
- Em artes, o professor pode incentivar os alunos a analisarem os quadrinhos - balões, metáforas visuais, onomatopéia -, criarem personagens e cenas de acordo com seus enredos, tramas, argumentos, produzindo suas próprias histórias.
- Em matemática, os alunos podem ser incentivados a criarem histórias específicas, usando enredos e personagens das HQs que se envolvam em tramas ou situações que exijam raciocínio lógico e operações.
- Outra opção é realizar uma exposição do material produzido pelos alunos e convidar a comunidade para visitá-la.
0 comentários:
Postar um comentário
Não saia sem deixar o seu comentário!