quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Jogos pedagógicos.

Ache essas e outras imagens no site Mensagens & Imagens


Caixinha de fósforo



Material: caixinha de fósforo, cartolina, canetas e figurinhas de animais, objetos, etc.

Instruções: cole a figura escolhida na frente da caixinha. Recorte dois pequenos retângulos de cartolina e escreva neles o nome da figura. Pegue um dos retângulos e recorte-o, separando as letras.

As crianças deverão formar o nome da figura com as letras recortadas e depois comparar sua ordenação com o cartão que apresenta a palavra escrita.

Construa várias caixinhas diferentes.



Palavras encadeadas.



As crianças devem sentar-se numa roda.

O primeiro jogador diz uma palavra. O segundo deve falar outra palavra que comece pela última letra da palavra dita pelo primeiro, e assim por diante. Por exemplo: o primeiro diz moleque, o segundo poderá dizer escada, o terceiro azul e o quarto deverá dizer outra começada por L. O jogo termina quando alguém repetir uma palavra.



Escrita a partir de rótulos ou de anúncios.



Material: rótulos e rótulos de produtos.

Instruções: Peça que as crianças pesquisem e tragam de casa rótulos ou anúncios de produtos. Socialize o material coletado em uma roda.

Depois, proponha atividades como;

• Leitura do material.

• Cópia da marca.

• Criação de um novo rótulo a partir do modelo.

• Elaboração de um novo produto para o rótulo.

• Criação de outros nomes para o produto anunciado.





Bingo dos nomes.



Material: papel, lápis, bolinhas de papel

Instruções: Peça que as crianças escrevam no caderno ou em uma folha de papel o nome de oito colegas da sala. Escreva e coloque todos os nomes dos alunos em um saquinho. Inicie o sorteio dos nomes. Quem tiver escrito o nome sorteado colocará uma bolinha de papel sobre o nome. Ganhará quem marcar todos os oitos nomes primeiro.





O que tem na escola?



Material: papel e lápis.

Depois de Instruções: Em pequenos grupos ou duplas,as crianças deverão percorrer as dependências da escola anotando em uma lista os nomes de tudo que vêem.

um tempo, o professor verificará as listas. Ganha o grupo que anotar o maior número de palavras. Variação:peça que as crianças listem os nomes organizado-os na ordem alfabética já predeterminada em uma tabela organizada.









Caixinha de fósforo



Material: caixinha de fósforo, cartolina, canetas e figurinhas de animais, objetos, etc.

Instruções: cole a figura escolhida na frente da caixinha. Recorte dois pequenos retângulos de cartolina e escreva neles o nome da figura. Pegue um dos retângulos e recorte-o, separando as letras.

As crianças deverão formar o nome da figura com as letras recortadas e depois comparar sua ordenação com o cartão que apresenta a palavra escrita.

Construa várias caixinhas diferentes.



Palavras encadeadas.



As crianças devem sentar-se numa roda.

O primeiro jogador diz uma palavra. O segundo deve falar outra palavra que comece pela última letra da palavra dita pelo primeiro, e assim por diante. Por exemplo: o primeiro diz moleque, o segundo poderá dizer escada, o terceiro azul e o quarto deverá dizer outra começada por L. O jogo termina quando alguém repetir uma palavra.



Escrita a partir de rótulos ou de anúncios.



Material: rótulos e rótulos de produtos.

Instruções: Peça que as crianças pesquisem e tragam de casa rótulos ou anúncios de produtos. Socialize o material coletado em uma roda.

Depois, proponha atividades como;

• Leitura do material.

• Cópia da marca.

• Criação de um novo rótulo a partir do modelo.

• Elaboração de um novo produto para o rótulo.

• Criação de outros nomes para o produto anunciado.





Bingo dos nomes.



Material: papel, lápis, bolinhas de papel

Instruções: Peça que as crianças escrevam no caderno ou em uma folha de papel o nome de oito colegas da sala. Escreva e coloque todos os nomes dos alunos em um saquinho. Inicie o sorteio dos nomes. Quem tiver escrito o nome sorteado colocará uma bolinha de papel sobre o nome. Ganhará quem marcar todos os oitos nomes primeiro.





O que tem na escola?



Material: papel e lápis.

Depois de Instruções: Em pequenos grupos ou duplas,as crianças deverão percorrer as dependências da escola anotando em uma lista os nomes de tudo que vêem.

um tempo, o professor verificará as listas. Ganha o grupo que anotar o maior número de palavras. Variação:peça que as crianças listem os nomes organizado-os na ordem alfabética já predeterminada em uma tabela organizada.

0 comentários:

Postar um comentário

Não saia sem deixar o seu comentário!