1. Dinâmica Amigo é o que guia e desafia
Como cego, o que sente ao ser auxiliado? / Como guia, o que sente enquanto auxiliador?
Partilha: O animador da dinâmica dá um sinal de parada e as duplas voltam à sala, para partilharem com o grupo a experiência feita: o que sentiram como cegos e como guias? Como isso se aplica à nossa vida e à vida do grupo? E em nossas relações de amizade?
Após as conclusões, finalizar com o “Poema do Amigo Aprendiz
Nem demais e nem de menos. Nem tão longe e nem tão perto. Na medida mais precisa que eu puder.
Mas amar-te, sem medida. E ficar na tua vida. Da maneira mais discreta que eu souber.
Sem tirar-te a liberdade. Sem jamais te sufocar. Sem forçar tua vontade.
Sem falar quando for hora de calar. E sem calar quando for hora de falar.
É bonito ser amigo... (É bonito ser amiga). Mas, confesso, é tão difícil aprender
E por isso eu te suplico paciência. Vou encher este teu rosto de lembranças! Dá-me um tempo de acertar nossas distâncias!
Quem encontrou um amigo... Tem “o maior tesouro que a vida nos poderia dar....
Conclusão: Essa atividade para o dia do amigo estimula o estreitamento de laços de amizade entre membros de um grupo e propicia a harmonia no ambiente de trabalho.
Fonte:http://www.esoterikha.com
2. Jogo de dado indicando o carinho que deverá ser feito.
Formar uma roda;
As crianças tiram um papel com o nome do colega (tipo amigo secreto);
Em seguida a criança atira o dado e o carinho que cair ela deverá fazer no colega;
O colega que recebeu o carinho é o próximo a tirar o papel e dar seqüência a atividade;
Em cada face do dado escrever as palavras com os carinhos que deverão ser feitos: abraço, beijo, cheiro, abraço, beijo, todos os carinhos juntos.
3. Dinâmica: Teia da Amizade
Material:
Um rolo (novelo) de fio ou lã.
Um rolo (novelo) de fio ou lã.
Como Fazer:
1. Dispor os participantes em círculo.
2. O coordenador toma nas mãos um novelo (rolo, bola) de cordão ou lã.
3. Em seguida prende a ponta do mesmo em um dos dedos de sua mão.
4. Pedir para as pessoas prestarem atenção na apresentação que ele fará de si mesmo. Assim, logo após se apresentar brevemente, dizendo que é, de onde vem, o que faz etc, joga o novelo para uma das pessoas à sua frente.
5. Esta pessoa apanha o novelo e, após enrolar a linha em um dos dedos, irá repetir o que lembra sobre a pessoa que terminou de se apresentar e que lhe atirou o novelo.
6. Após fazê-lo, essa segunda pessoa irá se apresentar, dizendo quem é, de onde vem, o que faz etc…
7. Assim se dará sucessivamente, até que todos do grupo digam seus dados pessoais e se conheçam.
8. Como cada um atirou o novelo adiante, no final haverá no interior do círculo uma verdadeira teia de fios que os une uns aos outros.
1. Dispor os participantes em círculo.
2. O coordenador toma nas mãos um novelo (rolo, bola) de cordão ou lã.
3. Em seguida prende a ponta do mesmo em um dos dedos de sua mão.
4. Pedir para as pessoas prestarem atenção na apresentação que ele fará de si mesmo. Assim, logo após se apresentar brevemente, dizendo que é, de onde vem, o que faz etc, joga o novelo para uma das pessoas à sua frente.
5. Esta pessoa apanha o novelo e, após enrolar a linha em um dos dedos, irá repetir o que lembra sobre a pessoa que terminou de se apresentar e que lhe atirou o novelo.
6. Após fazê-lo, essa segunda pessoa irá se apresentar, dizendo quem é, de onde vem, o que faz etc…
7. Assim se dará sucessivamente, até que todos do grupo digam seus dados pessoais e se conheçam.
8. Como cada um atirou o novelo adiante, no final haverá no interior do círculo uma verdadeira teia de fios que os une uns aos outros.
Comentários:Pedir para as pessoas dizerem:
- O que observaram;
- O que sentem;
- O que significa a teia;
- O que aconteceria se um deles soltasse seu fio etc.
Mensagem:Todos somos importantes na imensa teia que é a vida; ninguém pode ocupar o seu lugar.
2 comentários:
muito bom
Essas dinãmicas são muito interessantes e me ajudaram no grupo de crianças.
Postar um comentário
Não saia sem deixar o seu comentário!