sábado, 10 de setembro de 2011

Estilo de aprendizagem

" Era uma vez uma escola para animais. Os professores tinham certeza que possuíam um programa de estudo inclusivo, porém, por algo motivo, todos os animais estavam indo mal. O pato era a estrela da classe de natação, porém não conseguia subir nas árvores. O macaco era excelente subindo em árvores mas era reprovado em natação. Os frangos se destacavam em estudos sobre grãos, mas desorganizavam tanto a aula de subir em árvores que acabavam na sala do diretor. Os coelhos eram sensacionais nas corridas, mas precisavam de aulas particulares em natação. O mas triste de tudo era ver as tartarugas, que, depois de vários exames e testes foram diagnosticadas como tento " atraso de desenvolvimento". De fato, foram enviadas para uma classe de educação especial numa distante toca de esquilos. A pergunta é: quem eram os verdadeiros fracassados?"

Esta história pode ajudar a compreender que cada estudante, cada ser humano é uma criação única. Possuímos uma série de talentos, capacidades e maneiras de aprender. Cada um de nós apóia-se em diferentes sentidos para captar e organizar a informação, para aproximar-nos dos objetos de conhecimento; -  chamamos a isso de Estilos de Aprendizagem.
Os três estilos de aprendizagem mais comuns são:
 Gif escolar Estilo visual
Refere-se às pessoas que aprendem preferencialmente por meio da observação. Podem ter dificuldade para recordar instruções e mensagens verbais.Para elas é muito importante ver a expressão facial e a linguagem corporal da pessoa que fala. Durante palestras ou conferências preferem seguir a conferência em fotocópias ou transparências ou tomar notas ao invés de seguir a explicação oral. Tem facilitada para ler mapas, diagramas e quadros. Sua ortografia costuma ser boa porque visualiza a palavra antes de escrevê -la. Tem facilidade para recordar rostos , porém dificuldades para recordar nomes.Normalmente são organizados, colocando muita atenção nos detalhes. Podem ter dificuldade para recordar mensagens e instruções verbais.
 Gif escolar Estilo auditivo
Refere-se as pessoas que aprendem melhor quando recebem a informação oralmente e quando podem falar e explica essa informação para outra pessoa. Tem facilidade com as palavras e expressam suas emoções verbalmente.Tem sucesso quando as instruções são dadas em voz alta ou elas devem responder oralmente. Para elas é mais fácil recordar a informação quando ela é dada em forma de poema ou canção. Gostam de falar sobre o que estão fazendo e costuma fazer muitas perguntas. Cometem faltas de ortografia porque tendem a escrever as palavras com as ouvem. Recordam o que ouvem., motivo pelo qual costumam lembrar mais os nomes do que os rostos.
Gif escolar Estilo cinestésico 
Refere-se as pessoas que aprendem por meio de atividades físicas. Elas aprendem quando fazem coisas, por meio do movimento e da manipulação física.Precisam estar em movimento constantemente e procuram qualquer pretexto para se levantarem. Gostam de tocar tudo e por meio disso descobrir como as coisas funcionam. Não costumam ser grandes leitores e tem tendência a possuir má ortografia. Lembram-se das impressões gerais, mas não dos detalhes.As explicações exclusivamente visuais ou auditivas e que não o envolvem fazem com que percam o interesse. 

Fonte: livro- Dificuldades- Detecção e estratégicas de ajuda





1 comentários:

Angela Meirice disse...

Boa noite Roberta!!! Percebi que você se tornou membro do meu blog. Aproveitei para visitar o seu também e ameiiiiii. Lindo, lindo e com informações importantes para nossa prática.
Parabéns! bjos!!!

Postar um comentário

Não saia sem deixar o seu comentário!