sexta-feira, 22 de julho de 2011

Projeto lendo no recreio


Quando li este projeto na revista Construir Notícias fiquei encantada e resolvi posta-lo aqui na Ciranda da Aprendizagem.
A professora Maria de Lourdes Bezerra da Cunha e  toda a escola estão de parabéns pelo o excelente trabalho.


JUSTIFICATIVA


Um professor comprometido com a verdadeira filosofia da educação está sempre buscando situações de aprendizagem que ajudem seus alunos a se descobrirem cidadãos do mundo. Para isso, deve trabalhar para desenvolver potencialidades, formar competências, favorecer oportunidades, a fim de que adquiram autonomia progressiva e saibam partir de referenciais para construírem novos conhecimentos.
Preparar os estudantes para aprender é abrir espaços e capacitá-los ao enfrentamento do novo, numa sociedade letrada, inserida em um mundo globalizado, onde circulam diferentes tipos de linguagem.
Sendo a leitura uma “janela aberta para o conhecimento de mundo”, justifica-se um trabalho de incentivo cada vez mais crescente, contínuo e permanente, em toda a sua diversidade.
Ler, entender, opinar, compartilhar são ações que formam alunos pensantes e participantes, são ações que ajudam o aluno a formar uma crítica respeitosa e construtiva, a criar uma consciência de cidadania, sabendo observar valores, socializar e transferir novos saberes.
Ler, também, por prazer! Descobrir no inusitado, ver o outro através das palavras, sentir o outro. Deleitar-se, saborear, ir além do pensamento. É o saber com sabor de que nos fala Rubem Alves.
Considerando a força transformadora que a leitura possui, iniciamos o projeto Lendo no Recreio, envolvendo a comunidade do Colégio Imaculado Coração de Maria, em todos os seus segmentos, da Educação Infantil ao Ensino Médio, com objetivos e estratégias que envolverão pais, alunos, funcionários e comunidades vizinhas.
OBJETIVOS

a. Geral
Desenvolver a aprendizagem leitora construindo ações que permitam reconhecer a leitura como fonte de prazer e de conhecimento de mundo.

b. Específicos
Despertar a curiosidade para a leitura de diversos tipos de textos.
Oportunizar o conhecimento ou reconhecimento das variáveis linguísticas adequadas a cada tipo de texto.
Propiciar, através das leituras desses textos, momentos de discussões proveitosas e prazerosas na hora do recreio.
Estimular o gosto pela leitura, despertando o desejo de consultas à biblioteca e a outras fontes de pesquisa, na construção de novos conhecimentos.
Favorecer o intercâmbio dessas leituras com pais, professores, funcionários e outras pessoas de vivência da escola.
Possibilitar, ao aluno, ser um divulgador de ideias e um criador de situações, que também levem outros alunos ao deleite e encantamento da leitura.
Envolver os alunos nas dinâmicas do projeto, de modo a serem eles mesmos os autores de poesias, contos, crônicas e outros gêneros literários, transformando-os em leitores de seus próprios textos.
Sensibilizar os alunos quanto às questões ambientais, de cidadania e de ética, oferecendo-lhes fontes de leitura que abordem essas temáticas.
Compartilhar o projeto com alunos e professores de uma escola pública local, realizando um intercâmbio cultural e expandindo, cada vez mais, a força transformadora da leitura.
Conscientizar os alunos de que “A leitura é o meio mais eficiente de enriquecimento e desenvolvimento da personalidade: é um passaporte para a vida e a sociedade” (Barbara Vasconcelos, in A Literatura Infantil).

DESENVOLVIMENTO

a. Ações
Pesquisa, seleção e exploração de vários textos:
Poesias.
Narrativas (fábulas, contos, crônicas, história, aventuras, lendas, parlendas, cantigas de roda, quadrinhas).
Textos informativos (notícias, informes científicos).
Produções escritas dos alunos.

b. Estratégias

Realizar uma investigação de forma natural e espontânea para conhecer a preferência de gêneros literários dos alunos.
Pesquisar e selecionar textos de diversos gêneros literários, considerando as escolhas dos alunos.
Trocar ideias com a direção da escola, coordenadores e professores de todos os segmentos (da Educação Infantil ao Ensino Médio) sobre os objetivos do projeto.
Confeccionar, junto às professoras, cartões, em cartolina colorida, nas dimensões de 22 cm x 32 cm, onde os textos serão colados e, em seguida, inseridos em cartelas práticas com aba e ilhoses.
Pendurar as cartelas do projeto em árvores, cobogós, janelas e grades com a ajuda de professores e outros funcionários da escola.
Sensibilizar os alunos com a apresentação dos textos, lendo com eles e convidando-os a fazerem leituras individuais ou compartilhadas.
Expor, nos corredores, cartazes sinalizadores de incentivo à leitura dos textos.
Estimular a leitura através de perguntas sobre os textos, que serão escritas em faixas afixadas nas portas das salas ou nos corredores de recreação.
Favorecer outros momentos de leitura através de empréstimo de livrinhos do carrinho itinerante, após comentários e debates sobre as leituras do projeto (livrinhos estes que poderão ser lidos no recreio ou em casa).
Organizar rodinhas de conversas entre alunos das diversas séries, para trocarem informações sobre as leituras realizadas.
Formar grupinhos de alunos, que serão identificados como estimuladores de leitores, com a função de convidar colegas a se envolverem nas atividades do projeto.
Associar a dinâmica do projeto às datas comemorativas do Dia da Poesia e do Dia do Livro, aos interesses da Copa e ao processo das eleições.
Trocar, periodicamente, os textos das cartelas para motivação e maior interesse pelas leituras.
Fotografar aspectos relevantes do projeto e montar painéis em diversos pontos da escola.
Avaliar alunos, funcionários e pais a respeito do andamento do projeto, avaliações estas que se transformarão em mais um instrumento de leitura.
Afixar o resultado das avaliações nas paredes azulejadas ou em cavaletes, para que todos tenham acesso a essas leituras.
Registrar etapas do processo de vivência do projeto para socialização entre os professores dos diversos setores.
Aproveitar textos do projeto em trabalhos interdisciplinares em sala de aula.
Convidar alunos de uma escola pública local para vivenciarem, também, o projeto, interagindo nas atividades programadas.
Promover encontros de alunos e autores, quando poemas, que fazem parte do projeto, serão declamados e lidos.
Substituir os textos das cartelas pelas produções escritas dos alunos, numa valorização do potencial de cada um e numa demonstração de que a leitura é um veículo facilitador da escrita.
MATERIAL USADO NO PROJETO

Textos informativos, humorísticos, poesias, parlendas, crônicas, contos, fábulas, histórias.
Informes sobre a Copa de 2006, retirados de sites da Internet
Jornais, cola, tesoura, papel, cartolina, cartelas plásticas com abas e ilhoses, cadarços, arame,crachás,lápis de cor, hidrocor, bastão de cera, tinta,computador, corda, folhas de papel crepon verde e amarela, fitas luminosas verdes e amarela, carrinhos de frutas, carrinho itinerante, fita adesiva, fita durex, livros de Literatura Infantil.
AVALIAÇÃO

A avaliação deverá se processar da forma mais natural possível, através da conversação diária, da observação de mudanças de atitudes e nos registros da rotina de atividades vivenciadas. Assim procedendo, poderemos verificar a capacidade e o potencial dos alunos, suas dificuldades e seus limites, interferindo sempre que precisem de ajuda.
Nessa interação, poderemos descobrir que tipos de leitura agradam mais; se o aluno consegue construir o significado do texto; se é capaz de perceber emoções expressas pelos autores; se, após suas leituras, estabelecem diálogos e trocam informações; se mantêm interesse pelo projeto; se há necessidade de mudanças de estratégias.
Também serão utilizados questionários informais para que alunos, professores, pais e outros membros da comunidade possam expressar seus pontos de vista acerca da importância e das dinâmicas do projeto.
O ato de avaliar é contínuo, e contínuas deverão ser as dinâmicas de acompanhamento de todos os envolvidos na vivência deste projeto.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Vivenciar o projeto Lendo no Recreio foi realizar um grande e belo sonho. Foi ver professores e alunos engajados num trabalho comum para desenvolver competências, formar habilidades, favorecer oportunidades de crescimento e autonomia e ampliar a consciência de cidadania através da leitura de mundo, baseada na observância de valores éticos e morais.
A construção desse projeto fundamentou a necessidade de se compartilharem ações que possam desenvolver/criar alunos pensantes e participantes, alunos que sejam capazes de formar uma crítica respeitosa e construtiva sobre as suas leituras e se capacitar para o enfretamento do novo, dentro de uma sociedade letrada e um mundo globalizado.
Desenvolver esse projeto foi também despertar o “prazer pela leitura”, não somente ver a força transformadora de que a leitura é possuidora, mas deixar os alunos aptos a “saborearem” palavras, a descobrirem sentimentos, a aprenderem a se colocar no lugar do outro e, assim, deleitarem-se com os contos, com os poemas, enfim, com todas as formas de gêneros literários e diversidade de textos.
Essa nova maneira de ensino–aprendizagem provocou o encantamento das crianças e dos adolescentes, que descobriram uma maneira mais sugestiva, atrativa e desvinculada de regras e compromissos obrigatórios — “aprender por aprender”.
Essa maneira de colocar cartelas de leitura espalhadas em pontos estratégicos, como grades, árvores, janelas e combogós, tornou convidativo e estimulador o ato de ler.
Foi gratificante observar o interesse e entusiasmo dos alunos e a frequência com que procuravam as leituras.
Durante três unidades, ficamos revezando essas cartelas, para que houvesse sempre trocas de textos, e nos preocupamos em trabalhar todos os gêneros literários.
Era objetivo do projeto, também, despertar a vontade de produzir, porque, ao final da 4ª unidade, queríamos ver nossos pátios repletos das produções dos alunos, e assim aconteceu.
Chegamos, então, ao final do projeto, felizes, orgulhosos, encantados e certos de que abrimos um novo caminho.
A oportunidade que nos foi concedida abriu também as portas da escola para a socialização desse projeto com uma escola da comunidade e nos fez perceber a importância de se intercambiarem ações cada vez mais educativas.
Oferecer, aos alunos da Escola Pintor Manoel Bandeira, uma oportunidade de enriquecimento, uma chance de trabalhar com novos materiais, um espaço para novas relações humanas foi sentir em cada rosto a satisfação de cada momento, o ser reconhecido e valorizado, o ser acolhido e respeitado.
Esse projeto cumpriu todas as suas etapas e não deixou de passar por alguns obstáculos, mas serão esses mesmos obstáculos que nos conduzirão a refletir e a estabelecer novas metas de melhoria.
A culminância desse projeto com o Recital Imaculado nos deu a certeza da sua importância. Configurou um trabalho em que prevaleceram o respeito ao outro, a união e a consciência de cada educador comprometido com a sua missão de orientar, conduzir, impulsionar, despertar em cada aluno o seu potencial de ser pensante e atuante.
O projeto Lendo no Recreio refletiu as ações do Colégio Imaculado Coração de Maria, na pessoa da Professora Maria de Lourdes Bezerra da Cunha e de todo o corpo docente e discente dessa escola.
Olinda, 16 de novembro de 2006.

Fonte: http://www.construirnoticias.com.br/

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