terça-feira, 17 de maio de 2011

Uma festa portuguesa com certeza !

Glitter Photos

As festas juninas, de origem portuguesa, chegaram ao Brasil trazidas pelos colonizadores portugueses, que já as celebravam na Europa, consagrando-as a Deus. Coincidiam com o início da primavera e os camponeses pediam ao Criador que protegesse suas colheitas.
Originárias do meio rural, as festas juninas perderam, no Brasil, parte de suas características, pois, além de junho ser o início do inverno, elas sofreram influências indígenas e negras.
Nas cidades do interior, principalmente as menores, as festas continuam com maior tradição, obedecendo a um esquema mais ou menos definitivo, começando com a quadrilha, dança também de origem européia.
Nas escolas, porém, tanto nos grandes centros como nas pequenas cidades, a festa junina continua sendo anualmente realizada, envolvendo principalmente os alunos mais novos, com os meninos caracterizados de Jeca, ( geralmente com calça remendada, chapéus de palha e riscos no rosto imitando bigode e barba) e as meninas exibindo seus vestidos de chita e seus penteados.
Em todas as festas, as barraquinhas, com comidas e bebidas típicas da época, nunca faltam, bem como bandeirinhas coloridas simulando uma autêntica festa no interior.

1 comentários:

Anônimo disse...

que legal! BJKINHAS

Postar um comentário

Não saia sem deixar o seu comentário!