terça-feira, 24 de maio de 2011

Sugestões didáticas

Sugestões didáticas para melhorar a competência textual e a expressão oral

1. Paráfrase: Pedir ao aluno que diga a mesma coisa de um outro jeito, que conte uma história, narrada pela professora, com suas próprias palavras.

2. Resumo: propor recursos orais de uma história, um capítulo de novela, ou uma notícia. Ensinar que no resumo destacamos aquilo que consideramos mais importante, o que realmente não pode faltar. Se as crianças não souberem escrever, resumirão apenas oralmente e a professora escrevera o que foi dito, à vista de todos.
3. Produção de um texto a partir de um título dado:títulos de histórias conhecidas como história de fadas, lendas,fábulas e etc.

4. Classificação dos diversos tipos de textos: cada vez que apresentar um texto, explicar de que tipo de texto se trata: uma narrativa, uma poesia, um texto didático, uma notícia jornalística, um anúncio, uma receita. Chamar atenção para particularidades de cada tipo de texto: a poesia tem apresentação gráfica especial, uma receita de cozinha é diferente de uma notícia de jornal e assim por diante.
5. Brincadeiras com palavras: pedir a dois alunos que digam cada qual uma palavra a partir daí deixar a turma criar uma história.Por exemplo, uma criança dá a palavra casa e outra, a palavra doce. A professora pode começar a história e deixar o resto em suspense, por exemplo:

Sempre que eu vejo um doce, eu me lembro da casa de minha avó. Um belo dia, minha avó fez uma bandeja de brigadeiros...

Em seguida a vez aos alunos que irão continuar a história.

6. Reprodução de histórias: As crianças gostam de inventar histórias que podem ser recolhidas pela professora. No exemplo abaixo, há muitas repetições e modos de dizer típicos da língua oral. Histórias assim podem ser retrabalhadas para ficarem de acordo com as convenções da escrita.
Ex: A bruxa tava fazendo comida. Ela botou o dedo no fogão, ela queimou. Aí foi passear na água, viu o jacaré. O jacaré comeu ela, aí ele levou pro mar, aí, ela caiu dentro e foi embora.











0 comentários:

Postar um comentário

Não saia sem deixar o seu comentário!