sexta-feira, 20 de maio de 2011

Ensaiando a Quadrilha

Aos seus lugares - Esta marcação é feita, quando se procura a posição inicial. Os pares compõem, então, duas fileiras, onde cavalheiros e damas se alteram, sendo uma, iniciada por um cavalheiro e outra, por uma dama. É bom que haja entre as fileiras um espaço de três a quatro metros.
Anavan - As duas fileiras avançam, mãos dadas. Ao centro, todos se cumprimentam com flexões de cabeça e tronco.
Anarrier - Todos retornam caminhando de costas às posições originais.
Balancê - Pares da mesma fileira se defrontam balançando os braços e com algum exagero. Pode ser feito com a dama do lado oposto "anavan" ou durante outras figuras.
Tur - Cavalheiro enlaça a dama, como para valsa e ambos, gira pela direita do cavalheiro. O par mantém a maior distância possível durante a execução. O " tur " pode ser feito com o ' vis-à-vis".
Sali de damas - Elas vão ao centro, fazem uma reverência ( segurando a saia lateralmente ) e retornam aos lugares, progredindo de costas, mãos dadas.
Sali de cavalheiros - Eles vão ao centro, fazem uma reverência. Retorno de costas, mãos dadas. A reverência deve ser executada de maneira elegante, mas roceira.
Sali todo mundo - Todos se adiantam e reverenciam, de acordo com os modelos anteriores. A fila progride e regride de mãos dadas.
Cavalheiros, trocar de lado - Eles vão ao centro. Ao se aproximarem, as duas fileiras, as damas dão as cavalheiros "vi´-à-vis", descreve-se um pequeno semi-círculo pela esquerda, e segue-se, de frente para o lado oposto.
Damas, trocar de lado - Procede-se como no caso anterior; a dama deve progredir, segurando com a mão esquerda a barra da saia e movimentando levemente o braço esquerdo e os ombros (galeio de ombros).
Cavalheiros e damas, trocar de lado - Ambas as fileiras se aproximam, de mãos dadas. Ao centro, passam uns pelos outros como em " cavalheiros, trocar de lado" e prosseguem, até o lado oposto de mãos dadas.
Grande passeio - Damas à direita, os pares dão os braços e caminham para à direita formando um círculo. A progressão cessa, enquanto o marcador anuncia outras figuras (balancé, tur, etc).
Changê de damas - O cavalheiro avança, colocando-se, ao lado da dama à frente. Se anunciado "changê 2 damas" a 2º dama à frente.
Changê de cavalheiros - A dama comporta-se como o cavalheiro em "changê de damas".
Cestinha de flores - O cavalheiros gira a dama sobre si, pela direita, sem soltar-lhe as mãos, passando-a para trás. Solta-lhe as mãos, quando terminar o movimento. Repete-se a figura, até que os pares originais se encontrem.
Preparar cestinha de flores - O cavalheiro dá as mãos à dama, por cima dos ombros dela.
Caminho da roça - A partir do "grande passeio", dama à frente do cavalheirro, uns se apoiam com os dois braços nos ombros do dançador precedente tronco recurvado. A coluna progride. Às marcações "olha a chuva", "é mentira", "olha a cobra", " a ponte quebrou", todos fazem meia-volta e colocam-se como estavam.
Caracol - A partir do caminho da roça, o guia (1º elemento) descreverá curvas, que lembram o caracol. A figura pode também, ser executada de mãos dadas, em veçlocidade. Corre-se, entretanto, o risco dos pares soltarem as mãos e destruírem a seguência.
Grande roda - As duas fileiras emendam-se, a partir da posição inicial, numa roda, que se desloca em passos laterais à direita, ou à esquerda, conforme for ordenado.
Damas ao centro - As damas formam uma roda, por dentro da roda dos cavalheiros.
Coronê de damas - A partir da figura anterior, os cavalheiros, mãos dadas, erguem os braços e passam-se pela cintura; deslocam-se à esquerda, ou à direita, conforme o marcador ordenar.
Coronê de cavalheiros - A partir de "damas ao centro" elas repetem, inversamente, o coronê de damas.
Grande valva- O safoneiro inicia uma valsa e os pares, se enlaçam.  
              Fonte: Eventos Escolares

0 comentários:

Postar um comentário

Não saia sem deixar o seu comentário!