domingo, 17 de abril de 2011

Educação.

Educação. Para alguns, uma palavra simples, sem muitas opções de interpretação. Para outros, não necessariamente mais educados, Educação é a palavra que deveria reger os compassos do mundo. Eu, particularmente, concordo com os dois.


Mas, pelo menos agora, não sejamos tão extremistas. Vamos recorrer diretamente à fonte: Educação, segundo o dicionário, nada mais é que um sinônimo para instrução, ensino e , porque não, cortesia. Acontece que, para mim, ainda faltou uma palavra para a chave dessa explicação: Aprendizagem. No meu entender, é daí que sai todo esse emaranhado de educação e se forma esse leque de opiniões. Afinal, nem tudo que é ensinado é necessariamente compreendido.

Quando ainda pequenos, nossa mãe nos diz que não é certo jogar lixo na rua. Na escolinha, na perua de volta para a escola e até no intervalo dos nossos desenhos favoritos, tem gente repetindo essa mesma ladainha: "Preserve o planeta.... Não jogue lixo na rua". A gente cresce, entra na facudade e a história de preservação continua a mesma.

Na mesma turma, estudei eu e mais uns quarenta alunos, na escolinha e na perua nem lembro quantos coleguinhas cheguei a fazer. Lá em casa, minha mãe passou a lição para meu irmão e eu. O problema é que nem todos aprendemos do mesmo jeito.

Não vou negar que as vezes deixe cair pelo caminho um pacote de bala ou o palito do meu pirulito. Mas eu consegui entender que é uma cortesia para com os outros deixar as ruas mais limpas. E aprendi isso com os longos sermões da mamãe, com a tia, nas aulas de estudos sociais, geografia e biologia e com as conversas que tive com o seu Joaquim, na volta para a casa.

O que quero dizer é que o significado da palavra Educação é mais do que simples. No nosso dia a dia temos zilhões de coisas que aprendemos e que, até sem percebermos, acabam nos educando. Sendo assim, nossa educação e deseducação vem de toda e qualquer relação que tenhamos na vida. Nossos mestres nos passam as lições que eles um dia aprenderam, mas cabe a cada um de nós escolher certo e errado. Com as escolhas mais educadas por que não conseguiriamos mudar o mundo?!

                                                                                                                    Mariana Damaceno

0 comentários:

Postar um comentário

Não saia sem deixar o seu comentário!