terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Alfabetização: a sondagem

A sondagem é um dos recursos de que você dispõe para conhecer as hipóteses que os alunos ainda não alfabetizados possuem sobre a escrita alfabética e o sistema de escrita de uma forma geral.
É instrumento para o planejamento do professor, pois fornece informações para o planejamento de atividades de leitura e escrita, permitindo avaliar e acompanhar os avanços da turma com relação à aquisição da leitura e da escrita.
A sondagem é uma atividade de escrita que envolve, num primeiro momento, a produção espontânea pelos os alunos de uma lista de palavras sem apoio de outras fontes de escritas.É uma situação de escrita que deve, necessariamente, ser seguida da leitura pelo aluno daquilo que ele escreveu.Por meio da leitura, você podera observar se o aluno estabelece ou não relações entre aquilo que ele escreveu e aquilo que ele lê em voz alta, ou seja entre a fala e a escrita.
Dicas para o encaminhamento da sondagem.
  • As sondagens deverão ser feitas no início das aulas(fevereiro), início de cada bimestre.
  • Ofereça papel sem pauta para as crianças, pois assim será possível observar o alinhamento e a direção da escrita dos alunos.
  • Se possível faça a sondagem com poucos alunos por vez.
  • Dite normalmente as palavras e a frase, sem silibar.
  • Quando terminarem, peça para lerem aquilo qe escreveram. Anote em uma folha à parte como eles fazem essa leitura, se apontam com o dedo cada uma das letras ou não, se asssociam aquilo que falam à escrita etc.     

0 comentários:

Postar um comentário

Não saia sem deixar o seu comentário!