domingo, 17 de outubro de 2010

Exploração didática da história em quadrinhos na sala de sala aula.

As vantagens do uso de quadrinhos na sala de aula são óbvias.Ao contrário de outras mídias, as HQs têm baixo custo de produção e é muito fácil conseguir exemplares. Basta pedir aos alunos e a maioria os trará de casa.
Mas atenção: antes de levar as histórias ( os gibis ) para a sala de aula, é necessário algum conhecimento sobre o assunto. Não basta pedir para os alunos fazerem uma história em quadrinhos, sem qualquer orientação. Para melhor explorar as possibilidades pedagógicas das HQ, é necessário conhecer um pouco do processo de produção e da linguagem do meio.
Elementos constitutivos
  As histórias em quadrinhos envolvem uma linguagem  complexa, que foi se aperfeiçoando ao longo de mais de um século de existência dessa arte. Os elementos constitutivos da HQ e sua simbologia são tão importantes que, para quem não esta acostumado com eles, pode, às vezes, ser até impossível entender a história.   Para que o professor possa orientar na possível criação e elaboração de histórias em quadrinhos, em sala de aula, é preciso que ele conheça os elementos básicos que constituem esse tipo de texto. Lembre: HQ é um texto, é uma produção textual.


  •    Linguagem 
   O primeiro elemento  a ser explorado é a linguagem específica dos quadrinhos , indispensável para que professor e alunos possam decodificar as inúmeras e diversificadas mensagens que as histórias apresentam .


  •  Quadro
  O quadro, então, é outro elemento constitutivo importante na HQ . Também chamado de requadro, cercadura ou vinheta , é o espaço onde acontecem uma ou mais ações. Em publicações nos Estados Unidos usa-se no máximo , seis quadros por página.Na Europa, esse número pode dobrar. A disposição dos quadros, respeitando a ordem de leitura, cumpre a função de dar dinamismo às sequências .


  • O balão    
   O espaço contornado por uma linha fechada, geralmente arredondado , com um rabicho ligado ao personagem , que se manifesta sob qualquer forma (fala, pensamento), é identificado como balão.Quando expressa um pensamento , uma reflexão , quase sempre o contorno do balão é apresentado em linha com forma de nuvem , ligada ao personagem com pequenas bolinhas em ordem crescente (de quem pensa ao balão).
   Cabe ao professor incentivar os alunos a descobrirem vários tipos de balões e a criarem os seu próprios.


  •      Onomatopéias 
    São palavras formadas com sons e grafias de que a língua dispõe para reproduzir, de modo aproximado, diferentes sons e ruídos de objetos ,coisas, ambientes, pessoas e que permitem que, nas HQs,o leitor ouça os sons, as vozes, os barulhos, etc.


 Sugestões de atividades.
As HQs podem ser exploradas como temas de estudos nas mais diferentes áreas de conhecimento.


  • Em língua Portuguesa, é possível trabalhar com a questão das linguagens verbal e visual dos quadrinhos.O professor poderá valer-se de diferentes estratégias, tais como, leitura, análise do texto dramatização, debates,entrevista, produção textual, entre outras, para oportunizar situações de aprendizagem aos seus alunos.
  • Em artes, o professor pode incentivar os alunos  a analisarem os quadrinhos - balões, metáforas visuais, onomatopéia -, criarem  personagens e cenas de acordo com seus enredos, tramas, argumentos, produzindo suas próprias histórias.
  • Em matemática, os alunos podem ser incentivados a criarem histórias específicas, usando enredos e personagens das HQs que se envolvam em tramas ou situações que exijam raciocínio lógico e operações.
  • Outra opção é realizar uma exposição do material produzido pelos alunos e convidar a comunidade para visitá-la. 

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